SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Fundamentação da história da educação brasileira:o gesto pedagógico colonial, os processos para consulta e os regimentos, séculos XVII-XVIIIOs primeiros professores de língua inglesa do século XIX: lutas pela valorização do idioma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CASSANI, Juliana Martins; CARVALHO, Lucas Oliveira Rodrigues de  e  FERREIRA NETO, Amarílio. A constituição de projetos formativos latino-americanos para a Educação Física(1944-1952). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e163.  Epub 28-Jan-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e163.

A pesquisa analisa os dispositivos utilizados pela imprensa periódica de ensino e de técnicas para constituir projetos formativos para a Educação Física fundamentados nas especificidades culturais latino-americanas. Possui como fonte a Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952) e utiliza como pressuposto teórico-metodológico o conceito de análise pela materialidade. As fontes acenam para as estratégias editoriais que ampliaram a circulação do periódico internacionalmente, materializando-o como espaço de intercâmbio entre os articulistas dedicados às problemáticas do campo da atuação profissional. A publicação de orientações didáticas, divulgações de Congressos, cursos de formação e oferta de bolsas de estudos consolidou a campanha de cooperação entre o Brasil e os países vizinhos.

Palavras-chave : historiografia; revista; América Latina; prescrição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )