SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The constitution of Latin American training projects for Physical Education (1944-1952)Professional knowledge of the teacher who teaches mathematics:theoretical-methodological discussions of a collective research in historical perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SANTOS, Elaine Maria. Os primeiros professores de língua inglesa do século XIX: lutas pela valorização do idioma. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e164.  Epub Jan 28, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e164.

O presente artigo tem como objetivo principal relacionar a trajetória de três professores de língua inglesa do século XIX com o processo de institucionalização do ensino da língua inglesa, frente à hegemonia francesa. Para tanto, os pressupostos da Nova História Cultural foram utilizados, privilegiando-se de fontes diversas, como documentos oficiais, jornais oitocentistas e prefácios de compêndios publicados pelos professores selecionados. Os achados da pesquisa nos mostram que as lutas enfrentadas pelos docentes tiveram grande importância para a consolidação de um campo de trabalho em momentos diferentes do século XIX, levando-se em consideração que o francês ocupava um papel hegemônico no que se refere ao ensino de línguas vivas.

Keywords : ensino de inglês; período oitocentista; história das disciplinas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )