SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La constitución de proyectos de formación latino americanos para la Educación Física (1944-1952)Conocimiento profesional del profesor que enseña matemáticas:discusiones teórico-metodológicas de una investigación colectiva en perspectiva histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANTOS, Elaine Maria. Os primeiros professores de língua inglesa do século XIX: lutas pela valorização do idioma. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e164.  Epub 28-Ene-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e164.

O presente artigo tem como objetivo principal relacionar a trajetória de três professores de língua inglesa do século XIX com o processo de institucionalização do ensino da língua inglesa, frente à hegemonia francesa. Para tanto, os pressupostos da Nova História Cultural foram utilizados, privilegiando-se de fontes diversas, como documentos oficiais, jornais oitocentistas e prefácios de compêndios publicados pelos professores selecionados. Os achados da pesquisa nos mostram que as lutas enfrentadas pelos docentes tiveram grande importância para a consolidação de um campo de trabalho em momentos diferentes do século XIX, levando-se em consideração que o francês ocupava um papel hegemônico no que se refere ao ensino de línguas vivas.

Palabras clave : ensino de inglês; período oitocentista; história das disciplinas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )