SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A constituição de projetos formativos latino-americanos para a Educação Física(1944-1952)Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SANTOS, Elaine Maria. Os primeiros professores de língua inglesa do século XIX: lutas pela valorização do idioma. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e164.  Epub 28-Jan-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e164.

O presente artigo tem como objetivo principal relacionar a trajetória de três professores de língua inglesa do século XIX com o processo de institucionalização do ensino da língua inglesa, frente à hegemonia francesa. Para tanto, os pressupostos da Nova História Cultural foram utilizados, privilegiando-se de fontes diversas, como documentos oficiais, jornais oitocentistas e prefácios de compêndios publicados pelos professores selecionados. Os achados da pesquisa nos mostram que as lutas enfrentadas pelos docentes tiveram grande importância para a consolidação de um campo de trabalho em momentos diferentes do século XIX, levando-se em consideração que o francês ocupava um papel hegemônico no que se refere ao ensino de línguas vivas.

Palavras-chave : ensino de inglês; período oitocentista; história das disciplinas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )