SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The first English language teachers of the nineteenth century: struggle for the language valorizationThe notion of aesthetic education in the curriculum of elementary schools in the State of Paraná - early 20th century: spirit growth discipline or sensitivity education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima  and  MORAIS, Rosilda dos Santos. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e161.  Epub Jan 25, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161.

Este artigo tem por finalidade elaborar uma sistematização das discussões realizadas, a partir do estudo de uma das referências teórico-metodológicas constituintes de um projeto coletivo de pesquisa. Interrogamos: ‘Que contribuições a análise desse estudo dá à pesquisa histórica sobre o saber profissional do professor que ensina matemática?’ Foram consideradas quatro categorias de análise no âmbito das discussões realizadas sobre o referencial: relações passado-presente; papel dos experts na elaboração de saberes; relações entre campo disciplinar e campo profissional; articulações entre profissionalização/saberes/formação docente. O resultado aponta para um alargamento do próprio referencial analisado possibilitando melhor conformação do objeto de pesquisa do projeto coletivo que se volta ao saber profissional do professor que ensina matemática.

Keywords : profissionalização do docente; formação docente; história da educação matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )