Revista Brasileira de História da Educação
Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima and MORAIS, Rosilda dos Santos. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e161. Epub Jan 25, 2021. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161.
Este artigo tem por finalidade elaborar uma sistematização das discussões realizadas, a partir do estudo de uma das referências teórico-metodológicas constituintes de um projeto coletivo de pesquisa. Interrogamos: ‘Que contribuições a análise desse estudo dá à pesquisa histórica sobre o saber profissional do professor que ensina matemática?’ Foram consideradas quatro categorias de análise no âmbito das discussões realizadas sobre o referencial: relações passado-presente; papel dos experts na elaboração de saberes; relações entre campo disciplinar e campo profissional; articulações entre profissionalização/saberes/formação docente. O resultado aponta para um alargamento do próprio referencial analisado possibilitando melhor conformação do objeto de pesquisa do projeto coletivo que se volta ao saber profissional do professor que ensina matemática.
Keywords : profissionalização do docente; formação docente; história da educação matemática.