SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Los primeros profesores de lengua inglesa del siglo diecinueve: la lucha por valorar la lenguaLa noción de educación estética en el currículo de las escuelas primariasdel Estado de Paraná - principios del siglo XX: disciplina del crecimiento del espíritu o educación de la sensibilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima  y  MORAIS, Rosilda dos Santos. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e161.  Epub 25-Ene-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161.

Este artigo tem por finalidade elaborar uma sistematização das discussões realizadas, a partir do estudo de uma das referências teórico-metodológicas constituintes de um projeto coletivo de pesquisa. Interrogamos: ‘Que contribuições a análise desse estudo dá à pesquisa histórica sobre o saber profissional do professor que ensina matemática?’ Foram consideradas quatro categorias de análise no âmbito das discussões realizadas sobre o referencial: relações passado-presente; papel dos experts na elaboração de saberes; relações entre campo disciplinar e campo profissional; articulações entre profissionalização/saberes/formação docente. O resultado aponta para um alargamento do próprio referencial analisado possibilitando melhor conformação do objeto de pesquisa do projeto coletivo que se volta ao saber profissional do professor que ensina matemática.

Palabras clave : profissionalização do docente; formação docente; história da educação matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )