SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Os primeiros professores de língua inglesa do século XIX: lutas pela valorização do idiomaA noção de educação estética no currículo da escola primária no Paraná - início do século XX: disciplina de cultivo do espírito ou educação da sensibilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima  e  MORAIS, Rosilda dos Santos. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e161.  Epub 25-Jan-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161.

Este artigo tem por finalidade elaborar uma sistematização das discussões realizadas, a partir do estudo de uma das referências teórico-metodológicas constituintes de um projeto coletivo de pesquisa. Interrogamos: ‘Que contribuições a análise desse estudo dá à pesquisa histórica sobre o saber profissional do professor que ensina matemática?’ Foram consideradas quatro categorias de análise no âmbito das discussões realizadas sobre o referencial: relações passado-presente; papel dos experts na elaboração de saberes; relações entre campo disciplinar e campo profissional; articulações entre profissionalização/saberes/formação docente. O resultado aponta para um alargamento do próprio referencial analisado possibilitando melhor conformação do objeto de pesquisa do projeto coletivo que se volta ao saber profissional do professor que ensina matemática.

Palavras-chave : profissionalização do docente; formação docente; história da educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )