SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Professional knowledge of the teacher who teaches mathematics:theoretical-methodological discussions of a collective research in historical perspectiveHow to read Unidad Popular: the publishing house Quimantú and children’s readings during ‘the Chilean way to socialism’ (1971-1973) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MEURER, Sidmar dos Santos. A noção de educação estética no currículo da escola primária no Paraná - início do século XX: disciplina de cultivo do espírito ou educação da sensibilidade. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e165.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e165.

Analisa a mobilização da noção de educação estética no debate educacional relacionado às proposições para a escola primária no Estado do Paraná, ao longo das três primeiras décadas do século XX. A partir da perspectiva da história do currículo, procura captar as propostas e iniciativas que intentavam a escolarização dessa dimensão educativa, interrogando o aparecimento e transformação de formas e retóricas curriculares, relacionando com suas finalidades educativas. Explora um conjunto de fontes que inclui a literatura e a imprensa pedagógica, textos normativos e prescrições curriculares, além de relatórios de professores e estudantes normalistas. Conclui que os sentidos que prevaleceram no currículo em torno dessa noção se ligam à escolarização do canto e da música, em detrimento de outras potencialidades formativas então disponíveis.

Keywords : história do currículo; educação dos sentidos e das sensibilidades; saberes escolares; ensino de música.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )