SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The performance of executive and legislative powers in the expansion of gymnasiums and state high schools in the state of São Paulo (1963-1971)Resistance and opposition to sexual education content in free textbooks in Mexico: 1974 and 2006 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro  and  SILVA, Tayanne Adrian Santana Morais da. Como se formar médica no século XIX: o caso da pernambucana Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e170.  Epub Feb 05, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e170.

Este artigo é fruto da análise da trajetória formativa de Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque (1854-1934), primeira médica pernambucana, formada em faculdade brasileira, em 1892. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental a investigação revelou caminhos, estudos, trajetos formativos, problemas do ser mulher, bem como as oportunidades educacionais aproveitadas. Longe de uma história de opressor versus oprimido, o que se buscou foi a aproximação de uma escrita da história que valoriza a atuação de mulheres a partir dos dispositivos formativos de um período histórico que consorciam tradição familiar, poder econômico, redes de relacionamentos, subvenção pública, além da vontade de enfrentar uma sociedade androcêntrica que, se não impedia, dificultava qualquer tipo de ascensão feminina.

Keywords : história das mulheres; Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque; medicina; século XIX.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )