SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La actuación de los poderes ejecutivo y legislativo en la expansión de la enseñanza secundaria en el estado de São Paulo (1963-1971)Resistencia y oposición a contenidos de educación sexual en libros de texto gratuitos en México: 1974 y 2006 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro  y  SILVA, Tayanne Adrian Santana Morais da. Como se formar médica no século XIX: o caso da pernambucana Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e170.  Epub 05-Feb-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e170.

Este artigo é fruto da análise da trajetória formativa de Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque (1854-1934), primeira médica pernambucana, formada em faculdade brasileira, em 1892. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental a investigação revelou caminhos, estudos, trajetos formativos, problemas do ser mulher, bem como as oportunidades educacionais aproveitadas. Longe de uma história de opressor versus oprimido, o que se buscou foi a aproximação de uma escrita da história que valoriza a atuação de mulheres a partir dos dispositivos formativos de um período histórico que consorciam tradição familiar, poder econômico, redes de relacionamentos, subvenção pública, além da vontade de enfrentar uma sociedade androcêntrica que, se não impedia, dificultava qualquer tipo de ascensão feminina.

Palabras clave : história das mulheres; Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque; medicina; século XIX.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )