SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Como se formar médica no século XIX: o caso da pernambucana Maria Amélia Cavalcanti de AlbuquerqueOs Congressos Penitenciários Internacionais e seu impacto nas políticas portuguesas de proteção à infância e juventude (1872-1926) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SANDOVAL, Salvador Camacho  e  RANGEL, Yolanda Padilla. Resistência e oposição ao conteúdo de educação sexual em livros didáticos gratuitos no México: 1974 e 2006. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e171.  Epub 07-Fev-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e171.

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o pensamento e as ações de grupos conservadores contrários às decisões do governo sobre educação sexual em livros didáticos gratuitos. Para isso, passaremos por dois momentos da história contemporânea do México. A primeira ocorreu durante o governo de Luis Echeverría Alvarez (1970-1976) que mudou os currículos da educação básica e introduziu conteúdo de educação sexual em livros de ciências naturais. O segundo momento ocorreu quando o governo de Vicente Fox Quezada (2000-2006) reformou o ensino médio e, de acordo com as casas privadas, foram publicados livros didáticos gratuitos, financiados e aprovados pelo Ministério da Educação Pública (Secretaría de Educación Pública -SEP- no México). Descrevemos o conteúdo educacional e analisamos as expressões de inconformidade e resistência dos grupos de oposição, bem como os resultados obtidos. Baseia-se na premissa de que o livro didático, devido ao seu carácter público e sua carga ideológica que atinge crianças e jovens, bem como sua singularidade e obrigação, tem sido objeto de acalorados debates entre intelectuais e acadêmicos, e de lutas sociais e políticas, envolvendo atores das mais diversas origens que prosseguir outros fins sócio-político. Às vezes, essa oposição é transformada em movimento social. Para cada um dos momentos, apresentamos alguns exemplos dessa oposição no Estado de Aguascalientes, México.

Palavras-chave : política educacional; educação sexual; livro didático; debate ideológico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )