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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GIL, Natália de Lacerda  e  ANTUNES, Cláudia Pereira. Formas de exclusão e de presença da população negra na história da escola sul-rio-grandense. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e174.  Epub 17-Fev-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e174.

O artigo busca compreender historicamente os processos de exclusão educacional, bem como as iniciativas de resistência e agenciamento, da população negra no Rio Grande do Sul. Assenta-se na análise da legislação provincial educacional e de jornais e relatórios oficiais durante as primeiras décadas republicanas. O trabalho demonstra que enquanto na legislação do século XIX vigoraram restrições para a presença da população negra nas escolas públicas, no pós-abolição outros processos de exclusão se intensificaram ou se estabeleceram, como a necessidade de trabalhar e sua consequente prioridade em relação aos estudos, ou como as práticas de preconceito e discriminação dentro das salas de aula, as quais foram objeto de denúncia na imprensa negra.

Palavras-chave : legislação provincial; escolarização; racismo.

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