SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Evangelização e educação pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira no ‘norte de Goiás’: o caso de Beatriz Rodrigues da Silva (1935-1939)Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna. Anotações da Revista de Educação nos anos 1930 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

OSINSKI, Dulce Regina Baggio  e  SANTINI, Jacyara Batista. Creatividad en debate: sentidos del concepto expresadosen el periódico de Arte Y Educación (1970-1978). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e177.  Epub 18-Jun-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e177.

Este artículo analiza el concepto de creatividad abordado en los textos publicados en el periódico Arte & Educação, vinculado a la Escolinha de Arte do Brasil (EAB), en el período de su existencia, entre 1970 y 1978, relacionándolo con el ideal de la educación a través del arte, defendido en aquella época por artistas, educadores, periodistas y psicólogos. El método de análisis buscó apoyo en las reflexiones sobre prensa educativa / pedagógica de Caspard, Nóvoa, Catani, Souza y Campos, y en el diálogo con la historia de los conceptos de Koselleck. Como fuentes, además del periódico Arte & Educação, se utilizaron artículos publicados en periódicos y revistas en circulación en Río de Janeiro, como Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora, Revista da Semana y Careta.

Palavras-chave : historia de la educación; educación artística; prensa educativa.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )