SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Creativity in debate:concept senses expressed in the newspaper Arte & Educação (1970-1978)History of the education of the black population in Brazil and the discent production on education and ethnic-racial relations (2003-2014) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

GUALTIERI, Regina Cândida Ellero. Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna. Anotações da Revista de Educação nos anos 1930. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e178.  Epub June 18, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e178.

Dificuldades de aprendizagem ou disciplina, que prejudicam o percurso escolar de crianças e resultam em repetência ou abandono, são aqui objeto de análise histórica. Verificamos como tais dificuldades são abordadas, nos anos 1930, na Revista de Educação, periódico criado pela Diretoria Geral da Instrução Pública de São Paulo em 1927. Identificamos, no corpus documental, que textos tratam dessas dificuldades e como são caracterizadas pelos autores. Nos textos, constatamos a existência de um ethos que culpabiliza a criança e seu entorno familiar e social por suas dificuldades. Em diálogo com a literatura, associamos a permanência desse ethos pedagógico com o modo de operar da escola moderna.

Keywords : ethos pedagógico; periódico educacional; insucesso escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )