SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Creatividad en debate: sentidos del concepto expresadosen el periódico de Arte Y Educación (1970-1978)Historia de la educación de la población negra em Brasil y la producción discente en educación y las relaciones etnico-raciales (2003-2014) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GUALTIERI, Regina Cândida Ellero. Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna. Anotações da Revista de Educação nos anos 1930. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e178.  Epub 18-Jun-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e178.

Dificuldades de aprendizagem ou disciplina, que prejudicam o percurso escolar de crianças e resultam em repetência ou abandono, são aqui objeto de análise histórica. Verificamos como tais dificuldades são abordadas, nos anos 1930, na Revista de Educação, periódico criado pela Diretoria Geral da Instrução Pública de São Paulo em 1927. Identificamos, no corpus documental, que textos tratam dessas dificuldades e como são caracterizadas pelos autores. Nos textos, constatamos a existência de um ethos que culpabiliza a criança e seu entorno familiar e social por suas dificuldades. Em diálogo com a literatura, associamos a permanência desse ethos pedagógico com o modo de operar da escola moderna.

Palabras clave : ethos pedagógico; periódico educacional; insucesso escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )