SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Disciplinary and learning difficulties as constitutive features of modern school.Notes on the Revista de Educação in 1930sProposals on education in the Agricultural, Industrial and Commercial Congress of Minas Gerais (1903) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. História da educação da população negra no Brasil e a produção discente sobre educação e relações étnicorraciais (2003-2014). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e179.  Epub June 18, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e179.

A categoria ‘História da Educação da População Negra’ da pesquisa Educação e relações étnico-raciais: o estado da arte (Silva, Regis, & Miranda, 2018) abrangeu a análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu em educação entre 2003 e 2014. Neste artigo, examinaram-se os 18 trabalhos discentes que foram agrupados em três subcategorias. Realizou-se uma análise de conteúdo dos trabalhos, uma breve descrição dos dados estatísticos, temáticas em destaque, metodologias, recomendações e referenciais teóricos mais utilizados. Discutiram-se suas contribuições para o campo da história da educação. Sublinhou-se que o conjunto das pesquisas tem o mérito de debater histórias, memórias, lutas e trajetórias de vidas silenciadas na ciência brasileira.

Keywords : história da educação da população negra; história da educação; história e cultura africana e afro-brasileira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )