SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The history of a school institution in Brazil: the seminary ‘Nossa Senhora da Boa Morte’ (1821-1888)Conceptual and institutional frames in the history of bilingual education in Mexico. Reflections on indigenous education in the Chiapas Highlands in the fifties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

COSTA, Mauro Gomes da. A institucionalização e o disciplinamento de crianças indígenas nas missões salesianas do Amazonas/Brasil (1923-1965). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e186.  Epub June 25, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e186.

O texto trata dos internatos salesianos do Amazonas/Brasil (1923-1965), com o objetivo de analisar as estratégias de institucionalização e de disciplinamento de crianças indígenas. A partir da dialética e da abordagem qualitativa, a pesquisa conjuga revisão de literatura e fontes documentais primárias. Os resultados identificam as estratégias do cotidiano dos internatos como a interdição das línguas nativas, a segregação sociocultural e a imposição da língua portuguesa em contexto multilíngue. As conclusões apontam para a assimetria das relações sociais, a hegemonia católica nos contextos educacionais indígenas, o ativismo tático dos internos, as visões conflitantes sobre o regime de internato, o que denota que a interpretação e a compreensão sobre a educação salesiana são controversas.

Keywords : regime disciplinar; internatos;Ordem Salesiana; educação escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )