SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Historia de una institución escolar en el Brasil: el seminario ‘Nossa Senhora da Boa Morte’ (1821-1888)Tramas conceptuales e institucionales en la historia de la educación bilingüe en México. Reflexiones sobre la educación indigenista en los Altos de Chiapas en los años cincuenta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

COSTA, Mauro Gomes da. A institucionalização e o disciplinamento de crianças indígenas nas missões salesianas do Amazonas/Brasil (1923-1965). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e186.  Epub 25-Jun-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e186.

O texto trata dos internatos salesianos do Amazonas/Brasil (1923-1965), com o objetivo de analisar as estratégias de institucionalização e de disciplinamento de crianças indígenas. A partir da dialética e da abordagem qualitativa, a pesquisa conjuga revisão de literatura e fontes documentais primárias. Os resultados identificam as estratégias do cotidiano dos internatos como a interdição das línguas nativas, a segregação sociocultural e a imposição da língua portuguesa em contexto multilíngue. As conclusões apontam para a assimetria das relações sociais, a hegemonia católica nos contextos educacionais indígenas, o ativismo tático dos internos, as visões conflitantes sobre o regime de internato, o que denota que a interpretação e a compreensão sobre a educação salesiana são controversas.

Palabras clave : regime disciplinar; internatos;Ordem Salesiana; educação escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )