SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Conceptual and institutional frames in the history of bilingual education in Mexico. Reflections on indigenous education in the Chiapas Highlands in the fiftiesFragments of the history of sociology teaching in Brazil: Figueiredo and his 1917 Sociology textbook author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

OLIVEIRA, Paloma Rezende de  and  COSTA, Nailda Marinho. Maria de Lourdes Nogueira: o percurso de uma professora e escritora libertária. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e188.  Epub July 02, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e188.

Este estudo foca o percurso de Maria de Lourdes Nogueira que, na década de 1920, destacou-se por suas publicações de cunho libertário em revistas e na imprensa, e atuou no Movimento Anarquista. Na década de 1930, ingressou no corpo docente do Colégio Pedro II, então constituído majoritariamente por homens. Na perspectiva assinalada por Ginzburg (2006), as fontes foram interrogadas no sentido de mapear os caminhos que ela percorreu e as relações que estabeleceu, a fim de compreender as estratégias que ela utilizou e as mudanças que viabilizaram sua inserção no CPII. O aporte teórico que permitiu desnaturalizar a subordinação feminina foi Perrot (2012), Saffioti (2013) e Louro (2007), e dialogar com a trajetória de mulheres anarquistas: Rago (2012), Martins (2009, 2013) e Fraccaro (2018).

Keywords : ensino secundário; carreira docente; mulheres anarquistas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )