SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Tramas conceptuales e institucionales en la historia de la educación bilingüe en México. Reflexiones sobre la educación indigenista en los Altos de Chiapas en los años cincuentaFragmentos de la enseñanza de la historia de la sociología en Brasil: Figueiredo y su libro de texto de sociología de 1917 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

OLIVEIRA, Paloma Rezende de  y  COSTA, Nailda Marinho. Maria de Lourdes Nogueira: o percurso de uma professora e escritora libertária. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e188.  Epub 02-Jul-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e188.

Este estudo foca o percurso de Maria de Lourdes Nogueira que, na década de 1920, destacou-se por suas publicações de cunho libertário em revistas e na imprensa, e atuou no Movimento Anarquista. Na década de 1930, ingressou no corpo docente do Colégio Pedro II, então constituído majoritariamente por homens. Na perspectiva assinalada por Ginzburg (2006), as fontes foram interrogadas no sentido de mapear os caminhos que ela percorreu e as relações que estabeleceu, a fim de compreender as estratégias que ela utilizou e as mudanças que viabilizaram sua inserção no CPII. O aporte teórico que permitiu desnaturalizar a subordinação feminina foi Perrot (2012), Saffioti (2013) e Louro (2007), e dialogar com a trajetória de mulheres anarquistas: Rago (2012), Martins (2009, 2013) e Fraccaro (2018).

Palabras clave : ensino secundário; carreira docente; mulheres anarquistas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )