SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Quadros conceituais e institucionais da história da educação bilíngue no México. Reflexões sobre a educação indígena no Planalto de Chiapas nos anos cinquentaFragmentos da história do ensino de sociologia no Brasil: Figueiredo e seu manual escolar de Sociologia de 1917 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

OLIVEIRA, Paloma Rezende de  e  COSTA, Nailda Marinho. Maria de Lourdes Nogueira: o percurso de uma professora e escritora libertária. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e188.  Epub 02-Jul-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e188.

Este estudo foca o percurso de Maria de Lourdes Nogueira que, na década de 1920, destacou-se por suas publicações de cunho libertário em revistas e na imprensa, e atuou no Movimento Anarquista. Na década de 1930, ingressou no corpo docente do Colégio Pedro II, então constituído majoritariamente por homens. Na perspectiva assinalada por Ginzburg (2006), as fontes foram interrogadas no sentido de mapear os caminhos que ela percorreu e as relações que estabeleceu, a fim de compreender as estratégias que ela utilizou e as mudanças que viabilizaram sua inserção no CPII. O aporte teórico que permitiu desnaturalizar a subordinação feminina foi Perrot (2012), Saffioti (2013) e Louro (2007), e dialogar com a trajetória de mulheres anarquistas: Rago (2012), Martins (2009, 2013) e Fraccaro (2018).

Palavras-chave : ensino secundário; carreira docente; mulheres anarquistas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )