SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Maria de Lourdes Nogueira: la trayectoria de una professora y escritora libertariaInnovación educativa y universidad jesuita. Propuestas de enseñanza para la Monarquía Hispánica en el siglo XVIII índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BODART, Cristiano das Neves  y  MARCHIORI, Cassiane Ramos. Fragmentos da história do ensino de sociologia no Brasil: Figueiredo e seu manual escolar de Sociologia de 1917. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e181.  Epub 08-Abr-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e181.

Realiza-se a análise disposicionalista e contextualista do manual escolar Educação moral, noções de sociologia e direito usual, de Elpídio de Abreu e Lima Figueiredo, publicado em 1917. Trata-se, provavelmente, do primeiro manual escolar brasileiro de Sociologia destinado ao ensino secundário. O referido livro tinha por objetivo atender a legislação municipal do Rio de Janeiro, de 1916, que introduziu a disciplina ‘Educação moral, noções de sociologia e direito usual’ na Escola Normal daquele município. A análise volta-se para o manual escolar destacando o autor como ator plural, inserido em vários campos sociais e dotado de um estoque de habitus (Lahire, 2003) que auxilia a compreender, em algum grau, a produção de sua obra e, consequentemente, a história do ensino de sociologia no Brasil. Assim, observou-se uma proposta de ensino de sociologia imbricada com a moral, a psicologia e o direito, sem uma filiação teórica e, em muitos momentos, enciclopedista. A pesquisa destaca a importância da obra e suas características para a compreensão das bases históricas do ensino de sociologia no país.

Palabras clave : história da educação; ensino de sociologia; manual escolar de sociologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )