SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Fragmentos de la enseñanza de la historia de la sociología en Brasil: Figueiredo y su libro de texto de sociología de 1917 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

PERRUPATO, Sebastian Domingo. Inovação educacional e universidade jesuíta. Propostas pedagógicas para a Monarquia Hispânica do século XVIII. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e182.  Epub 22-Jun-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e182.

Este artigo tem como objetivo analisar as inovações que, em torno das formas de ensino, se desenvolveram nas universidades jesuítas da Monarquia Hispânica durante o século XVIII. Propõe-se uma pesquisa hermenêutica interpretativa que se articula conceitualmente com a noção de cultura escolar. Dessa forma, com base nas ferramentas metodológicas da História Social da educação, são utilizadas uma multiplicidade de fontes que buscam compreender as práticas pedagógicas da Sociedade no período. As fontes utilizadas serão documentos extraídos de vários repositórios espanhóis e americanos, as Constituições Gerais da Sociedade, a Ratio Atque Institutio Studiorum e algumas Constituições particulares que serão complementadas com uma análise bibliográfica e entrevistas pessoais.

Palabras clave : ensino; universidade; Companhia de Jesus; monarquia hispânica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )