SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Educação sexual no rincão nacional:a revista Folha da Serra no sul de Mato Grosso na década de 1930Evangelizar, educar e modernizar:os institutos Samuel Graham e Granbery e a experiência protestante em Goiás (1943-1963) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MAILER, Valéria Contrucci De Oliveira  e  RODRIGUES, Cintia Régia. Instruções aos professores e o ensino de português nas escolas étnicas no Vale do Itajaí no jornal Mitteilungen des Deutschen Schulvereins für Santa Catharina (Südbrasilien) (1906-1917). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e192.  Epub 08-Dez-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e192.

O artigo objetiva averiguar o processo de instrução aos professores das escolas comunitárias étnicas ‘alemãs’ no Vale do Itajaí de 1906 a 1917, no qual o jornal da Associação de Professores e Sociedades Escolares de Santa Catarina (Sul do Brasil), Mitteilungen des Deutschen Schulvereins für Santa Catharina (Südbrasilien) expunha as normativas acerca do currículo e orientações pedagógicas. Esse jornal orientou o professor nas esferas didática, cultural, crítica, de formação moralista e espelhou a organização da comunidade em relação à educação formal, à língua alemã e à língua portuguesa. Dessa forma, este estudo investiga a relação entre educação e etnicidade por meio da inclusão da língua portuguesa nas orientações aos professores no jornal acima mencionado. As discussões se ancoram em F. Barth, analisando as estratégias para o ensino local e regional, pretendendo manter especificidades étnicas e, ao mesmo tempo, negociando com elementos de outros grupos étnicos. Como resultados evidenciam-se a relevância do jornal como fonte de pesquisa para a compreensão do desenvolvimento da educação formal no Vale do Itajaí e o processo de ressignificação da identidade étnica por meio da inserção da língua portuguesa no currículo escolar das escolas étnicas.

Palavras-chave : imigração alemã; escolas étnicas; formação de professores; ensino da língua portuguesa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )