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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MUNIZ, Tamiris Alves  e  SOUZA, Sauloéber Tarsio de. Evangelizar, educar e modernizar:os institutos Samuel Graham e Granbery e a experiência protestante em Goiás (1943-1963). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e193.  Epub 08-Dez-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e193.

O presente artigo busca analisar os primórdios da educação protestante em Goiás, em particular, o processo de criação do Instituto Samuel Graham em Jataí (1942), de iniciativa presbiteriana, e do Instituto Granbery em Pires do Rio (1943), de filiação metodista. Trata-se de duas vertentes do protestantismo missionário que se instalou no Brasil a partir de meados do século XIX. A análise desses dois institutos tem por objetivoperceber o contexto histórico em que se deu a criação destes, suas aproximações, singularidades e a relação de cada um com as experiências processadas em âmbito nacional, e assim pensar as finalidades, os atores sociais e as intersecções entre religião e educação, tradição e modernidade, público e privado que concorreram para a criação dessas escolas confessionais.

Palavras-chave : história da educação; educação protestante; instituições escolares; Goiás.

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