SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Evangelizar, educar y modernizar:los institutos Samuel Graham y Granbery y la experiencia protestante en Goiás (1943-1963)Pombalismo y antipombalismo en Brasil: representaciones de reformas educativas en el centenario y bicentenário del Marqués de Pombal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

FONSECA, Thais Nívia de Lima e; ANGELO, Fabrício Vinhas Manini  y  OLIVEIRA, Hilton Cesar de. Fontes processuais e educação não escolar na América portuguesa: Minas Gerais no século XVIII. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e194.  Epub 08-Dic-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e194.

O artigo analisa eventos educativos ocorridos na América portuguesa setecentista, na capitania de Minas Gerais, inscritos nas práticas pedagógicas e civilizadoras do estado e da igreja em duas dimensões: na atuação das famílias quanto à construção de estratégias para a educação das crianças e jovens, por meio de seus capitais econômicos e culturais; nas ações pedagógicas para a conformação social da população mestiça, foco nas pretensões civilizadoras e de controle. As análises valem-se de fontes que, embora já bem conhecidas da historiografia colonial, são relativamente recentes no corpus documental das pesquisas sobre a história da educação no Brasil nos séculos XVIII e XIX: os testamentos, os inventários post mortem e os processos eclesiásticos.

Palabras clave : história da educação; fontes históricas; práticas educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )