SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Evangelizar, educar e modernizar:os institutos Samuel Graham e Granbery e a experiência protestante em Goiás (1943-1963)Pombalismo e antipombalismo no Brasil: representações das reformas do ensino no centenário e no bicentenário do Marquês de Pombal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FONSECA, Thais Nívia de Lima e; ANGELO, Fabrício Vinhas Manini  e  OLIVEIRA, Hilton Cesar de. Fontes processuais e educação não escolar na América portuguesa: Minas Gerais no século XVIII. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e194.  Epub 08-Dez-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e194.

O artigo analisa eventos educativos ocorridos na América portuguesa setecentista, na capitania de Minas Gerais, inscritos nas práticas pedagógicas e civilizadoras do estado e da igreja em duas dimensões: na atuação das famílias quanto à construção de estratégias para a educação das crianças e jovens, por meio de seus capitais econômicos e culturais; nas ações pedagógicas para a conformação social da população mestiça, foco nas pretensões civilizadoras e de controle. As análises valem-se de fontes que, embora já bem conhecidas da historiografia colonial, são relativamente recentes no corpus documental das pesquisas sobre a história da educação no Brasil nos séculos XVIII e XIX: os testamentos, os inventários post mortem e os processos eclesiásticos.

Palavras-chave : história da educação; fontes históricas; práticas educativas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )