SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Fuentes procesales y educación no escolar en la América portuguesa: Minas Gerais en el siglo XVIII‘Menores y vagabundos’: el discurso jurídico sobre infancia y educación en la prensa periódica a principios de la República índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

OLIVEIRA, Luiz Eduardo Meneses de. Pombalismo e antipombalismo no Brasil: representações das reformas do ensino no centenário e no bicentenário do Marquês de Pombal. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e195.  Epub 09-Dic-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e195.

Este artigo tem por objetivo identificar e analisar o modo como as reformas do ensino promovidas durante a gestão do ministro do reide Portugal D. José I foram representadas em dois momentos que, embora pertençam a contextos bem diversos, têm em comum o fato de que motivaram a organização de eventos, festejos e, sobretudo, publicações acerca do marquês de Pombal: o centenário de sua morte, celebrado em 1882, e o seu bicentenário, em 1982. Nosso objetivo é compreender o modo como as correntes pombalistas e antipombalistas repercutiram ou interferiram nas leituras e interpretações históricas das reformas pombalinas do ensino, a partir da análise de alguns textos (biográficos, ensaísticos e historiográficos) publicados nessas duas ocasiões.

Palabras clave : antipombalismo; história da educação; Marquês de Pombal; pombalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )