SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Pombalismo y antipombalismo en Brasil: representaciones de reformas educativas en el centenario y bicentenário del Marqués de PombalEn el transcurso de la docencia: itinerarios de maestras y maestros públicos en Antônio Prado, Rio Grande do Sul (1885 - 1920) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ISOBE, Rogéria Moreira Rezende  y  RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza. ‘Menores e vagabundos’: o discurso jurídico sobre infância e educação na imprensa periódica nos primórdios da República. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e196.  Epub 09-Dic-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e196.

O artigo tem como objetivo contribuir para os estudos históricos relacionados a educação e a infância a partir da análise das representações construídas sobre as crianças estigmatizadas como ‘menores’ e as propostas de educação direcionadas a esse segmento infantil, interrogando acerca dos fundamentos jurídicos presentes em tais representações. Focaliza a cidade de Uberaba, localizada na região do Triângulo Mineiro, no início do século XX e constitui a imprensa periódica como núcleo documental da pesquisa. A incursão no corpus empírico elucidou os meandros discursivos que forjaram a vadiagem infantil como degeneração moral e elegeram um modelo de educação explicitamente destinado à transformação do potencial delinquente em cidadão ordeiro e útil ao corpo social.

Palabras clave : da educação; menor; imprensa; direito penal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )