SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22In the course of teaching: itineraries of public male and female teachers in Antônio Prado, Rio Grande do Sul (1885 - 1920)Travel impressions of Irene Mello Carvalho and Gildásio Amado about education in France in the 1950s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

PRADO, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves  and  HAI, Alessandra Arce. A educação pré-escolar e a produção acadêmica: (re) construindo trajetórias de suas intelectuais (1970-1998). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e198.  Epub Dec 15, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e198.

O presente artigo se insere no contexto da história intelectual e objetiva analisar e apresentar, ainda que de forma ensaística, no período aqui delimitado (1970-1998), a construção das redes de sociabilidade do campo intelectual da educação de crianças pequenas. Partimos de 78 artigos publicados na área em três periódicos reconhecidos no cenário brasileiro. Baseamo-nos nas proposições do historiador Jean-François Sirinelli e seus categoriais, a saber: gerações, itinerários e redes de sociabilidade. Este trabalho divide-se em três partes: os grupos de pesquisa, suas líderes e suas publicações. A seguir desenhamos itinerários, gerações e redes de sociabilidade de cinco ‘grandes’ intelectuais. Ao fim, entendemos que tal rede deteve o protagonismo na circulação de ideias educativas, produzindo e assessorando materiais de visibilidade nacional. Além disso, formaram-se novas gerações que atuaram e ainda atuam em destaque nesse cenário.

Keywords : história intelectual; redes de sociabilidade; itinerários; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )