SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22En el transcurso de la docencia: itinerarios de maestras y maestros públicos en Antônio Prado, Rio Grande do Sul (1885 - 1920)Impresiones de viaje de Irene Mello Carvalho y Gildásio Amado sobre la educación em Francia de los años 1950 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

PRADO, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves  y  HAI, Alessandra Arce. A educação pré-escolar e a produção acadêmica: (re) construindo trajetórias de suas intelectuais (1970-1998). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e198.  Epub 15-Dic-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e198.

O presente artigo se insere no contexto da história intelectual e objetiva analisar e apresentar, ainda que de forma ensaística, no período aqui delimitado (1970-1998), a construção das redes de sociabilidade do campo intelectual da educação de crianças pequenas. Partimos de 78 artigos publicados na área em três periódicos reconhecidos no cenário brasileiro. Baseamo-nos nas proposições do historiador Jean-François Sirinelli e seus categoriais, a saber: gerações, itinerários e redes de sociabilidade. Este trabalho divide-se em três partes: os grupos de pesquisa, suas líderes e suas publicações. A seguir desenhamos itinerários, gerações e redes de sociabilidade de cinco ‘grandes’ intelectuais. Ao fim, entendemos que tal rede deteve o protagonismo na circulação de ideias educativas, produzindo e assessorando materiais de visibilidade nacional. Além disso, formaram-se novas gerações que atuaram e ainda atuam em destaque nesse cenário.

Palabras clave : história intelectual; redes de sociabilidade; itinerários; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )