SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22No decurso da docência: itinerários de professoras e professores públicos em Antônio Prado, Rio Grande do Sul (1885 - 1920)Impressões de viagem de Irene Mello Carvalho e de Gildásio Amado sobre a educação na França na década de 1950 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PRADO, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves  e  HAI, Alessandra Arce. A educação pré-escolar e a produção acadêmica: (re) construindo trajetórias de suas intelectuais (1970-1998). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e198.  Epub 15-Dez-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e198.

O presente artigo se insere no contexto da história intelectual e objetiva analisar e apresentar, ainda que de forma ensaística, no período aqui delimitado (1970-1998), a construção das redes de sociabilidade do campo intelectual da educação de crianças pequenas. Partimos de 78 artigos publicados na área em três periódicos reconhecidos no cenário brasileiro. Baseamo-nos nas proposições do historiador Jean-François Sirinelli e seus categoriais, a saber: gerações, itinerários e redes de sociabilidade. Este trabalho divide-se em três partes: os grupos de pesquisa, suas líderes e suas publicações. A seguir desenhamos itinerários, gerações e redes de sociabilidade de cinco ‘grandes’ intelectuais. Ao fim, entendemos que tal rede deteve o protagonismo na circulação de ideias educativas, produzindo e assessorando materiais de visibilidade nacional. Além disso, formaram-se novas gerações que atuaram e ainda atuam em destaque nesse cenário.

Palavras-chave : história intelectual; redes de sociabilidade; itinerários; educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )