SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La educación según el marco del nacional-desarrollismo en Pará (1957-1961): calidad, evaluación y expansiónEn defensa de la instrucción pública minera: un estudio sobre las tácticas producidas en el municipio de Sabará, Minas Gerais, para evitar la supresión de las escuelas primarias (1899-1911) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa  y  RODRIGUES, José Raimundo. Olhar novamente para o Congresso Internacional de Educação para Surdos em Milão (1880): um desafio historiográfico. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e202.  Epub 21-Dic-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e202.

Diante do Congresso Internacional de Educação para Surdos ocorrido em Milão há 141 anos, um desafio histórico nos interpõe: reler o seu corpus documental. Compreendendo Milão como ‘lugar de memória’, no sentido que dá Pierre Nora (1993), temos como objetivo refletir sobre como esse congresso carece de releituras que ousem discutir o evento para além da simples oposição entre oralismo e línguas de sinais. Ponderando a complexidade de seus textos oficiais, consideramos exigente uma proposta de releitura desse ‘documento-monumento’, levando-se em conta seu contexto específico em relação à educação de surdos. Intentamos problematizar como no Brasil há uma narrativa habitual sobre este congresso bem como a saturação dessa memória a fim de que possamos sugerir outros olhares para que escapemos das leituras reducionistas do próprio movimento histórico das lutas surdas. E como resultado trazemos fontes desconhecidas sobre Milão como três reportagens do Corriere Della Sera do final do século XIX e os outros relatórios desconhecidos que nos permitem revisitar e revistar memórias outras sobre este importante congresso para a história da educação dos surdos.

Palabras clave : educação de surdos; história; lugar de memória; línguas de sinais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )