SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22O ensino no tempo do nacional-desenvolvimentismo no Pará (1957-1961): qualidade, avaliação e expansãoEm defesa da instrução pública mineira: um estudo sobre as táticas produzidas no município de Sabará, Minas Gerais, para evitar a supressão das escolas primárias (1899-1911) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa  e  RODRIGUES, José Raimundo. Olhar novamente para o Congresso Internacional de Educação para Surdos em Milão (1880): um desafio historiográfico. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e202.  Epub 21-Dez-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e202.

Diante do Congresso Internacional de Educação para Surdos ocorrido em Milão há 141 anos, um desafio histórico nos interpõe: reler o seu corpus documental. Compreendendo Milão como ‘lugar de memória’, no sentido que dá Pierre Nora (1993), temos como objetivo refletir sobre como esse congresso carece de releituras que ousem discutir o evento para além da simples oposição entre oralismo e línguas de sinais. Ponderando a complexidade de seus textos oficiais, consideramos exigente uma proposta de releitura desse ‘documento-monumento’, levando-se em conta seu contexto específico em relação à educação de surdos. Intentamos problematizar como no Brasil há uma narrativa habitual sobre este congresso bem como a saturação dessa memória a fim de que possamos sugerir outros olhares para que escapemos das leituras reducionistas do próprio movimento histórico das lutas surdas. E como resultado trazemos fontes desconhecidas sobre Milão como três reportagens do Corriere Della Sera do final do século XIX e os outros relatórios desconhecidos que nos permitem revisitar e revistar memórias outras sobre este importante congresso para a história da educação dos surdos.

Palavras-chave : educação de surdos; história; lugar de memória; línguas de sinais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )