SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Mirar nuevamente hacia el Congreso Internacional de Educación para Sordos en Milán (1880): un desafío historiográficoPensando en las ofertas de comidas escolares en Brasil y Portugal desde el higienismo francés de principios del siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

PEREIRA, Alisson José da Silva Esteves  y  MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. Em defesa da instrução pública mineira: um estudo sobre as táticas produzidas no município de Sabará, Minas Gerais, para evitar a supressão das escolas primárias (1899-1911). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e203.  Epub 22-Dic-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e203.

Neste artigo analisaremos as táticas produzidas pela população sabarense, vereadores e políticos do Diretório do Partido Republicano Mineiro de Sabará, para impedir que as determinações da lei nº 281 de 1899 suprimissem as cadeiras primárias mantidas pelo governo do estado de Minas Gerais nas localidades de Ponte Grande, Raposos e Vera Cruz - Pindahybas, pertencentes ao município de Sabará. Sendo assim, para a efetivação desta pesquisa, utilizamos alguns dados dos Relatórios da Secretaria do Interior, dos documentos da Secretaria do Interior e a da própria legislação mineira que serão analisados à luz dos conceitos de estratégia e tática de Michel de Certeau. Portanto, ao final deste trabalho, observaremos que as localidades conseguiram, através de táticas, a permanência das escolas primárias locais, tendo como responsável o governo de Minas Gerais por mantê-las em funcionamento.

Palabras clave : instrução primária; educação pública mineira; táticas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )