SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Em defesa da instrução pública mineira: um estudo sobre as táticas produzidas no município de Sabará, Minas Gerais, para evitar a supressão das escolas primárias (1899-1911)O processo incipiente de peronização do movimento estudantil argentino no início dos anos sessenta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PINHO, Francine Nogueira Lamy Garcia  e  MARTINEZ, Silvia Alicia. Pensando a oferta de refeições escolares no Brasil e em Portugal a partir do higienismo francês no início do século XX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e204.  Epub 22-Dez-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e204.

Parte-se da perspectiva de que a alimentação escolar é inerente à própria cultura escolar. Desta forma, o objetivo deste artigo é perceber o despertar da necessidade da oferta das refeições em ambiente escolar no Brasil e em Portugal a partir da influência do higienismo francês no despontar do século XX. Essa percepção tem base nos discursos sobre a oferta de refeições pelas cantinas escolares francesas nos Congressos de Higiene Escolar e Pedagogia Fisiológica ocorridos em Paris nos anos de 1903, 1905 e 1910. Assim, a presença de cientistas brasileiros e portugueses nos eventos em questão sugere que eles poderiam ter sido influenciados a compreenderem as conclusões dos higienistas franceses como modelos de cantinas escolares que pudessem ser internacionalizados.

Palavras-chave : alimentação escolar; Congressos de Higiene Escolar e Pedagogia Fisiológica; Brasil e Portugal.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português | Inglês | Francês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Francês ( pdf )