SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Training (auto) biographical trajectories of black educators in Brazilian theses and dissertations (2003-2021)The use of Brazilian popular culture as teaching content in school Physical Education (1930-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ALVES, Sirlene  and  SILVA, Alexandra Lima da. O voo das graúnas: estudantes negras/os como intelectuais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e221.  Epub May 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e221.

Analisar os percursos de estudantes negros e negras na segunda metade do século XIX é o horizonte deste trabalho. Qual é o lugar dos estudantes negros na História da Educação? Que pegadas deixaram? Que instituições frequentaram? De que forma se posicionaram sobre os principais debates sociais de sua época? Por que é importante dar visibilidade às trajetórias desses sujeitos? A partir de conversas com a bibliografia e do cruzamento de fontes, tais como memórias e notas publicadas na imprensa, tendo como base a conjugação da História Social da Educação e a Micro-história, o artigo procura indicar o engajamento de estudantes negros e negras na luta pela emancipação e pela ampliação dos direitos de cidadania.

Keywords : estudantes negras/os; emancipação; intelectuais; diáspora negra; luta estudantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )