SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Trayectorias biográficas (auto)formativas de educadores(as) negros(as) en tesis y disertaciones brasileñas (2003-2021)El uso de la cultura popular brasileña como contenido didáctico en la Educación Física escolar (1930-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ALVES, Sirlene  y  SILVA, Alexandra Lima da. O voo das graúnas: estudantes negras/os como intelectuais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e221.  Epub 01-Mayo-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e221.

Analisar os percursos de estudantes negros e negras na segunda metade do século XIX é o horizonte deste trabalho. Qual é o lugar dos estudantes negros na História da Educação? Que pegadas deixaram? Que instituições frequentaram? De que forma se posicionaram sobre os principais debates sociais de sua época? Por que é importante dar visibilidade às trajetórias desses sujeitos? A partir de conversas com a bibliografia e do cruzamento de fontes, tais como memórias e notas publicadas na imprensa, tendo como base a conjugação da História Social da Educação e a Micro-história, o artigo procura indicar o engajamento de estudantes negros e negras na luta pela emancipação e pela ampliação dos direitos de cidadania.

Palabras clave : estudantes negras/os; emancipação; intelectuais; diáspora negra; luta estudantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )