SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Trajetórias formativas (auto)biográficas de educadores(as) negros(as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021)O uso da cultura popular brasileira como conteúdo de ensino da Educação Física escolar (1930-1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ALVES, Sirlene  e  SILVA, Alexandra Lima da. O voo das graúnas: estudantes negras/os como intelectuais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e221.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e221.

Analisar os percursos de estudantes negros e negras na segunda metade do século XIX é o horizonte deste trabalho. Qual é o lugar dos estudantes negros na História da Educação? Que pegadas deixaram? Que instituições frequentaram? De que forma se posicionaram sobre os principais debates sociais de sua época? Por que é importante dar visibilidade às trajetórias desses sujeitos? A partir de conversas com a bibliografia e do cruzamento de fontes, tais como memórias e notas publicadas na imprensa, tendo como base a conjugação da História Social da Educação e a Micro-história, o artigo procura indicar o engajamento de estudantes negros e negras na luta pela emancipação e pela ampliação dos direitos de cidadania.

Palavras-chave : estudantes negras/os; emancipação; intelectuais; diáspora negra; luta estudantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )