SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22The flight of the blackbirds: black students as intellectualsThe order of president JK: primary teacher training and political interests in the creation of the Júlia Kubitschek Normal School, 1960 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BRUSCHI, Marcela. O uso da cultura popular brasileira como conteúdo de ensino da Educação Física escolar (1930-1960). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e223.  Epub Sep 04, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e223.

Este artigo objetiva investigar o modo como o Método Francês de Educação Física, originado na França, esteve sujeito a apropriações nas experiências de escolarização da Educação Física no Brasil. Dialoga com os pressupostos da História Cultural e da Micro-História para perceber o uso de um modelo estrangeiro na cotidianidade das práticas, operando com fontes históricas das escolas de Educação Física criadas nos anos de 1930. Conclui que houve uma aclimatização do Método Francês à cultura receptora, aproximando os exercícios físicos dos hábitos culturais da população brasileira. Para isso, fez-se uso da cultura popular, que conviveu pacificamente com a metodologia científica do método estrangeiro, ao mesmo tempo que foi utilizada como expressão de uma nacionalidade.

Keywords : cultura popular; educação física; método francês.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )