SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Beginning of early childhood educational care in Spain: the case of CádizThe school, the factory and the cinema: a reflection on soviet education and industry based on the film Tanya author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

RODRIGUEZ, Laura Graciela. As professoras norte-americanas que Sarmiento trouxe e aquelas que vieram mais tarde: seu trabalho na Argentina (1869-1910). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e226.  Epub Sep 04, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e226.

Neste artigo vamos focar no trabalho realizado por professoras norte-americanas na Argentina. Analisaremos as normas que tornaram possível sua chegada e o local que foram dados; estudaremos o conteúdo dos relatórios escritos por algumas diretoras; e os testemunhos de ex-alunos e contemporâneos. Mostraremos que houve uma importante distância entre dos documentos oficiais e o que aconteceu na realidade; propomos que os relatórios elaborados pelos diretores revelassem que tinham de lidar com as mesmas situações que seus colegas argentinos, enquanto seus esforços tinham certas particularidades; e revelaremos que os argentinos ficaram impressionados com sua aparência física, o tipo de disciplina que impuseram e uma certa autonomia na gestão das Escolas.

Keywords : Escola Normal; professores americanos; Sarmiento; províncias da Argentina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )