SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Comienzo de la atención educativa a la primera infancia en España: el caso de CádizLa escuela, la fábrica y el cine: una reflexión sobre la educación y la industria soviética basada en la película Tanya índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RODRIGUEZ, Laura Graciela. As professoras norte-americanas que Sarmiento trouxe e aquelas que vieram mais tarde: seu trabalho na Argentina (1869-1910). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e226.  Epub 04-Sep-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e226.

Neste artigo vamos focar no trabalho realizado por professoras norte-americanas na Argentina. Analisaremos as normas que tornaram possível sua chegada e o local que foram dados; estudaremos o conteúdo dos relatórios escritos por algumas diretoras; e os testemunhos de ex-alunos e contemporâneos. Mostraremos que houve uma importante distância entre dos documentos oficiais e o que aconteceu na realidade; propomos que os relatórios elaborados pelos diretores revelassem que tinham de lidar com as mesmas situações que seus colegas argentinos, enquanto seus esforços tinham certas particularidades; e revelaremos que os argentinos ficaram impressionados com sua aparência física, o tipo de disciplina que impuseram e uma certa autonomia na gestão das Escolas.

Palabras clave : Escola Normal; professores americanos; Sarmiento; províncias da Argentina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )