SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22O início da educação infantil na Espanha: o caso de CádizA escola, a fábrica e o cinema: uma reflexão sobre a educação e a indústria soviética a partir do filme Tanya índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

RODRIGUEZ, Laura Graciela. As professoras norte-americanas que Sarmiento trouxe e aquelas que vieram mais tarde: seu trabalho na Argentina (1869-1910). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e226.  Epub 04-Set-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e226.

Neste artigo vamos focar no trabalho realizado por professoras norte-americanas na Argentina. Analisaremos as normas que tornaram possível sua chegada e o local que foram dados; estudaremos o conteúdo dos relatórios escritos por algumas diretoras; e os testemunhos de ex-alunos e contemporâneos. Mostraremos que houve uma importante distância entre dos documentos oficiais e o que aconteceu na realidade; propomos que os relatórios elaborados pelos diretores revelassem que tinham de lidar com as mesmas situações que seus colegas argentinos, enquanto seus esforços tinham certas particularidades; e revelaremos que os argentinos ficaram impressionados com sua aparência física, o tipo de disciplina que impuseram e uma certa autonomia na gestão das Escolas.

Palavras-chave : Escola Normal; professores americanos; Sarmiento; províncias da Argentina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )