SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Vocational training models of the national industrial learning service in Espírito Santo (1948-1992)A typology of letters used in initial schooling in Rio Grande do Sul based on student notebooks (1937-2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

PEREIRA, Anderson De Carvalho. O cuidado de si tupinambá em narrativas de viajantes franceses no Brasil Colonial (séculos XVI e XVII): discursos sobre processos educacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e229.  Epub Sep 23, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e229.

O artigo mostra a análise de dois relatos de viajantes franceses que passaram pelo Brasil Colonial, nos séculos XVI (Jean de Léry) e XVII (Yves D’Évreux). Notou-se um jogo com a alteridade que fundamentou o objetivo principal de investigar de que modo as reflexões desses europeus sobre o cuidado de si tupinambá veicula discursos sobre as raízes da educação brasileira. Para isso, foram analisados recortes das duas obras conforme uma perspectiva histórico-discursiva. Concluímos que os modos dos tupinambás educarem os filhos são lidos pelos viajantes pelo paradigma do pecado, da conversão e da pureza (sacralidade e profano) do corpo social.

Keywords : história da educação brasileira; raízes da educação brasileira; Jean de Léry; Yves D’Évreux.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )