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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PEREIRA, Anderson De Carvalho. O cuidado de si tupinambá em narrativas de viajantes franceses no Brasil Colonial (séculos XVI e XVII): discursos sobre processos educacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e229.  Epub 23-Set-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e229.

O artigo mostra a análise de dois relatos de viajantes franceses que passaram pelo Brasil Colonial, nos séculos XVI (Jean de Léry) e XVII (Yves D’Évreux). Notou-se um jogo com a alteridade que fundamentou o objetivo principal de investigar de que modo as reflexões desses europeus sobre o cuidado de si tupinambá veicula discursos sobre as raízes da educação brasileira. Para isso, foram analisados recortes das duas obras conforme uma perspectiva histórico-discursiva. Concluímos que os modos dos tupinambás educarem os filhos são lidos pelos viajantes pelo paradigma do pecado, da conversão e da pureza (sacralidade e profano) do corpo social.

Palavras-chave : história da educação brasileira; raízes da educação brasileira; Jean de Léry; Yves D’Évreux.

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