SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22El cuidado de si tupinambá en las narrativas de los viajeros franceses en el Brasil colonial (siglos XVI y XVII): discursos sobre procesos educativosLa ‘aritmética intuitiva’ de la escuela primaria francófónica de la provincia de Quebec: un conocimiento indispensable para todos (1850-1920) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SILVEIRA, Alessandra Amaral da. Uma tipologia das letras usadas na fase inicial da escolarização no Rio Grande do Sul em cadernos escolares de alunos (1937-2015). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e230.  Epub 23-Sep-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e230.

Este artigo apresenta um mapeamento das letras usadas nas classes iniciais de escolarização de diferentes escolas gaúchas no período de 1937-2015, periodização possível considerando a documentação (cadernos de alunos) disponível no acervo de um centro de memória brasileiro. A metodologia utilizada foi a operação historiográfica enquanto uma produção do pesquisador que associa um lugar (social) com diferentes procedimentos de análises (práticas) e com a construção de uma escrita. A análise possibilitou problematizar as mudanças de perspectivas que alteram as orientações e prescrições para o ensino dos tipos de letras. A partir dos dados, foi possível identificar cadernos dos alunos com o uso exclusivo de um tipo de letra e cadernos com o uso concomitante das letras, e essas variações estavam vinculadas aos debates da época.

Palabras clave : cultura gráfica; letra cursiva; letra imprensa minúscula; letra imprensa maiúscula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )