SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Una tipología de letras utilizadas en la etapa inicial de la escuela en Rio Grande do Sul estudios cuadernos estudiante (1937-2015)Entre la Escuela Nueva y la Escuela Básica: modernización curricular para la enseñanza del portugués en educación primaria en São Paulo (1949-1968) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de; GUILLEMETTE, David  y  VALDEMARIN, Vera Teresa. A ‘aritmética intuitiva’ da escola primária francofônica da província do Quebec: um saber indispensável a todos (1850-1920). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e231.  Epub 01-Sep-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e231.

Este artigo analisa a constituição dos saberes aritméticos a serem ensinados na escola primária da província do Quebec, Canadá, entre os anos de 1850 e 1920, de modo a compreender a finalidade da escola primária, a finalidade da Aritmética e a organização dos seus saberes. As fontes documentais que amparam a investigação são: relatórios das conferências pedagógicas das escolas normais produzidas pelo setor católico; modelos de lições aritméticas divulgados em impressos pedagógicos (revistas e livros escolares); programas de ensino, leis e regulamentos escolares. Esse conjunto documental revelou as orientações didáticas dadas aos professores, a emergência de novos materiais didáticos e as reorganizações e sistematizações do ensino da Aritmética primária, bem como a sedimentação desses saberes. Pode-se afirmar que, na vaga intuitiva, a sala de aula foi transformada num grande atelier de números e cálculos e, nesse período, a escola primária francofônica do Quebec trabalhou na construção e constituição de um novo saber: a ‘Aritmética intuitiva’.

Palabras clave : didática da aritmética; materiais didáticos; método intuitivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )