SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Cacique covers: meaning effects of childhood, playing and game in a children's magazine (1950s)Mendonça Furtado and the formation of vassalage to the North of Portuguese America in the era of illustration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

TOME, Dyeinne Cristina  and  CAMPOS, Névio de. Mariana Coelho e sua gênese feminista: do domínio do alfabeto e da escrita ao ofício da leitura. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e235.  Epub Sep 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e235.

O objetivo deste artigo é mostrar a relação de Mariana Coelho (1857-1954) com o universo da leitura e da escrita, assim como o significado e simbolismo que envolvem essa prática expressa desde o período em que viveu em Portugal, na segunda metade do século XIX, até o período em que passou a viver no Brasil, durante a primeira metade do século XX. Para tanto, apoia-se em algumas reflexões de Roger Chartier e Robert Darnton, assim como de Pierre Bourdieu e Jean-François Sirinelli, autores que nos permitem melhor compreender os espaços sociais, culturais e simbólicos nos quais Mariana Coelho transitou. Assim, ao tratar dos aspectos fundantes da trajetória dessa personagem, ressalta-se a importância desta análise ao revelar características e especificidades de um cenário mais amplo.

Keywords : trajetória intelectual; leitura e escrita; educação das mulheres.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )