Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
TOME, Dyeinne Cristina y CAMPOS, Névio de. Mariana Coelho e sua gênese feminista: do domínio do alfabeto e da escrita ao ofício da leitura. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e235. Epub 01-Sep-2022. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e235.
O objetivo deste artigo é mostrar a relação de Mariana Coelho (1857-1954) com o universo da leitura e da escrita, assim como o significado e simbolismo que envolvem essa prática expressa desde o período em que viveu em Portugal, na segunda metade do século XIX, até o período em que passou a viver no Brasil, durante a primeira metade do século XX. Para tanto, apoia-se em algumas reflexões de Roger Chartier e Robert Darnton, assim como de Pierre Bourdieu e Jean-François Sirinelli, autores que nos permitem melhor compreender os espaços sociais, culturais e simbólicos nos quais Mariana Coelho transitou. Assim, ao tratar dos aspectos fundantes da trajetória dessa personagem, ressalta-se a importância desta análise ao revelar características e especificidades de um cenário mais amplo.
Palabras clave : trajetória intelectual; leitura e escrita; educação das mulheres.