SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Portadas de Cacique: efectos de significado de la infancia, jugar y juego en una revista infantil (años 1950)Mendonça Furtado y la formación del vasallaje al Norte de América portuguesa en la era de la ilustración índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

TOME, Dyeinne Cristina  y  CAMPOS, Névio de. Mariana Coelho e sua gênese feminista: do domínio do alfabeto e da escrita ao ofício da leitura. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e235.  Epub 01-Sep-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e235.

O objetivo deste artigo é mostrar a relação de Mariana Coelho (1857-1954) com o universo da leitura e da escrita, assim como o significado e simbolismo que envolvem essa prática expressa desde o período em que viveu em Portugal, na segunda metade do século XIX, até o período em que passou a viver no Brasil, durante a primeira metade do século XX. Para tanto, apoia-se em algumas reflexões de Roger Chartier e Robert Darnton, assim como de Pierre Bourdieu e Jean-François Sirinelli, autores que nos permitem melhor compreender os espaços sociais, culturais e simbólicos nos quais Mariana Coelho transitou. Assim, ao tratar dos aspectos fundantes da trajetória dessa personagem, ressalta-se a importância desta análise ao revelar características e especificidades de um cenário mais amplo.

Palabras clave : trajetória intelectual; leitura e escrita; educação das mulheres.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )