SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Capas da Cacique: efeitos de sentido da infância, do brincar e da brincadeira em revista infantil (anos 1950)Mendonça Furtado e o projeto educativo no Norte da América portuguesa na era da ilustração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

TOME, Dyeinne Cristina  e  CAMPOS, Névio de. Mariana Coelho e sua gênese feminista: do domínio do alfabeto e da escrita ao ofício da leitura. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e235.  Epub 01-Set-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e235.

O objetivo deste artigo é mostrar a relação de Mariana Coelho (1857-1954) com o universo da leitura e da escrita, assim como o significado e simbolismo que envolvem essa prática expressa desde o período em que viveu em Portugal, na segunda metade do século XIX, até o período em que passou a viver no Brasil, durante a primeira metade do século XX. Para tanto, apoia-se em algumas reflexões de Roger Chartier e Robert Darnton, assim como de Pierre Bourdieu e Jean-François Sirinelli, autores que nos permitem melhor compreender os espaços sociais, culturais e simbólicos nos quais Mariana Coelho transitou. Assim, ao tratar dos aspectos fundantes da trajetória dessa personagem, ressalta-se a importância desta análise ao revelar características e especificidades de um cenário mais amplo.

Palavras-chave : trajetória intelectual; leitura e escrita; educação das mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )